Atividade integra programação de aniversário da Pinacoteca e será realizada na sexta-feira (1º)
A Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza a palestra-performance “O opaco e o infinito” com o artista, professor e pesquisador Felipe Ribeiro. A atividade ocorre no auditório, às 18h, e integra a programação especial do primeiro aniversário do equipamento cultural.
O encontro trata-se de uma palestra-performance que busca percorrer o corpo por escalas que transcendem as referências espaço-temporais. A atividade é dividida em duas partes distintas – o Céu e a Terra. Além disso, o artista procura mergulhar no tempo geológico, guiando-se por uma performance que se desenrola na movimentação do solo, revelando sua composição orgânica, mineral e até sintética.
“O opaco e o infinito” é realizado desde julho de 2023, quando esteve no Tropigalpão (Glória, Rio de Janeiro). A conversa trouxe encaminhamentos artísticos, ancestrais, ambientais e de segurança pública, unindo o fazer artístico com as demandas e reivindicações sociais e territoriais que permeiam a vida e a subjetividade dos participantes.
Na medida em que há um diálogo com o público participante, a ideia é transformar as abstrações do pensamento em ações concretas, delineando possibilidades dentro do âmbito artístico. Em cada conversa, vislumbra-se a materialização de ideias, originadas nas nuances do pensamento, prontas para ganhar vida no palco da arte.
Felipe Ribeiro aborda o “comum” a partir de uma lógica que desestabiliza as relações entre o público e privado. Segundo o artista, assim como nas duas partes iniciais, o “comum” se constrói pela atenção à convivência interespécies mais equânime, pela fabulação coletiva, e pela articulação de ações.
SOBRE O ARTISTA
Felipe Ribeiro é artista da imagem, mestre em Cinema Studies pela TISCH/NYU e doutor em Artes pelo PPGARTES/ UERJ, com doutorado sanduíche realizado no Departamento de Performance Studies da Universidade de Nova York (NYU). Desde 2011 é diretor e programador da Plataforma Atos de Fala, devotada a disseminação e produção de palestras- performances. É professor do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e, coordenador e professor do Mestrado em Dança do PPGDAN/UFRJ. Colabora com Eleonora Fabião, Marcela Levi e Lucia Russo, e com Simone Aughterlony. Atualmente se dedica à série de performances e instalações denominada Ações de Revirada, parcialmente desenvolvida na Roehampton University, em Londres, onde foi pesquisador visitante em 2020.
SOBRE A PINACOTECA
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.
SERVIÇO
O quê: Palestra-performance “O opaco e o infinito”
Quando: 01 de dezembro (sexta-feira), 18h
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n – Centro, Fortaleza)