Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará realiza programação especial na Semana da Criança

FORTALEZA, CE, 03.09.23 - CRIANDO CORES_massinha de modelar. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Na quinta-feira (12), o museu oferece uma tarde de brincadeiras com o “Ateliê Criança Cria: Especial Dia das Crianças”. A programação segue no sábado (14) e no domingo (15) com “Bonitinho pra Chover” e “Uma história no museu”

De 12 a 15 de outubro, a Pinacoteca do Ceará realiza a Semana da Criança. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece uma programação gratuita voltada especialmente para o público infantil. No feriado, as famílias poderão aproveitar uma tarde de brincadeiras e, durante o fim de semana, as atividades “Bonitinho pra Chover” e “Uma História no Museu” são as opções.

Desde a inauguração, em dezembro de 2022, a Pinacoteca realiza semanalmente programações direcionadas ao público infantil, de bebês a crianças de até 12 anos. Até o momento, foram 59 ações com 1.278 participantes. Entre as mais procuradas, estão as atividades “Bonitinho pra chover”, que já reuniu 656 pessoas, e “Ateliê Criança Cria”, por onde já passaram 463 participantes.

Além de garantir acessibilidade durante as ações, a Pinacoteca também promove atividades pensadas especificamente para crianças com deficiência, como as que estão no espectro autista. Foi o caso da oficina “Todo dia é dia ‘D’: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!”, com a artista Rosa Primo, realizada em agosto.

SEMANA DA CRIANÇA NA PINACOTECA

FORTALEZA, CE, 13.08.23 – BONITINHO pra CHOVER na Floresta do Chico da Silva. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

A diversão para a criançada começa na quinta-feira, feriado de 12 de outubro, quando a Pinacoteca abre normalmente, do meio-dia às 20h. O “Ateliê Criança Cria: Especial Dia das Crianças” promoverá uma tarde de brincadeiras no pátio, no ateliê e nos espaços expositivos. Entre as atividades, serão oferecidas estações de pintura e de desenho com textura, além de competição de rugido com patinhas de dragão, amarelinha na Floresta do Chico e dança das cadeiras sem cadeiras. São 15 vagas para as crianças a partir dos 3 anos, que devem estar acompanhadas dos responsáveis.

No sábado (14), todos os públicos são convidados a participar da visita guiada “Percursos Entrelaçados: Viagem a Juberlano”. De 16h às 17h, a atividade explora a fantasia, a memória e a ficção a partir das obras da exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, com mediação das arte-educadoras Bárbara Abril e Beatriz Gurgel. A ação terá acessibilidade em Libras.

Já no domingo (15), dia tradicionalmente dedicado às crianças na Pinacoteca do Ceará, a programação infantil começa às 10h, com o “Bonitinho Pra Chover na Floresta do Chico”. Voltada para os pequenos de 4 a 6 anos, a atividade propõe um caminho orientado pela curiosidade dos pequenos que, por meio de um mapa ilustrado e com a orientação da nossa equipe educativa, podem imaginar mundos possíveis a partir das obras expostas. A mediação será de Andrea Dalveroni e Liza Maria.

No período da tarde, a partir das 15h, tem contação de histórias e teatro de sombras em “Uma História no Museu – Seres de Chico”. A ação convida as crianças e as famílias a mergulharem nas histórias dos artistas e de suas principais obras. A ação será mediada por Gi Monteiro e Amanda Oliveira.

ECLIPSE SOLAR

No próximo sábado, 14 de outubro, acontece o eclipse anular do sol, que ficará visível no Brasil. Para marcar o evento astronômico e rememorar poeticamente o eclipse de 1919, de Sobral, que comprovou a teoria da relatividade geral de Einstein, a Pinacoteca do Ceará vai realizar a exibição de “Assombro”, uma obra do artista visual multimídia Plantomorpho.

A proposta é evocar a dimensão da imagem enquanto acontecimento, aparição, em sincronia com o evento astronômico. A obra será exibida durante todo o dia, das 12h às 18h, no ateliê 3. Ao final da exibição, o artista realiza uma conversa com público abordando o processo de criação do trabalho.

A obra explora a pulsação da imagem em seu poder infinito de transformação, assumindo o desenho como força plástica criadora de mundos. Construída a partir de pequenas sequências animadas de desenhos, resulta em padrões de repetições e de ressonâncias; luzes e sombras.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – Semana da Criança – 12 a 15 de outubro

> Quinta-feira, 12.10
16h às 18h
Ateliê Criança Cria: Especial Dia das Crianças
Onde: Pátio externo, ateliês e espaços expositivos
Classificação Indicativa: crianças a partir de 3 anos
Para crianças a partir de 3 anos
15 vagas preenchidas por ordem de chegada

Brincadeiras:
Estação de pintura
Estação de desenho com texturas
Competição de rugido com patinhas de dragão
Amarelinha na Floresta do Chico
Dança das cadeiras sem cadeiras

Mediação: Renata Damasceno, Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Gi Monteiro

> Sábado, 14.10
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Viagem a Juberlano
Onde: Mostra Bonito Pra Chover | Exposição Chico da Silva e a Escola do Pirambu
Mediação: Beatriz Gurgel e Bárbara Abril
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 14.10
12h às 18h | 18h às 19h30
Exibição de video arte “Assombro” (2023), de Plantomorpho + conversa com o artista
Exibição de 12h às 18h | Conversa com o artista: 18h às 19h30
Ateliê 03 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
*Esta obra possui excesso de informação luminosa e pode ser prejudicial para pessoas com sensibilidade à luz.

> Domingo, 15.10
Bonitinho Pra Chover na Floresta do Chico
10h às 11h
Onde: Mostra Bonito Pra Chover | Exposição Chico da Silva e a Escola do Pirambu
Mediação: Andrea Dalveroni e Liza Maria
Para crianças de 4 a 6 anos

Uma História no Museu – Seres de Chico
15h às 16h
Onde: Exposição Chico da Silva e a Escola do Pirambu
Mediação: Gi Monteiro e Amanda Oliveira
Para crianças de 4 a 6 anos

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:
“Chico da Silva e a Escola do Pirambu” – até 29 de outubro

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo