Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará realiza programação especial para idosos e atividades com o público infantil

A programação é voltada para o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. O museu também inicia um novo horário de visitação aos domingos, das 9h às 17h

A Pinacoteca do Ceará realiza uma programação especial para pessoas idosas, além das tradicionais visitas mediadas e atividades infantis no Ateliê Criança Cria. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, também inicia um novo horário de funcionamento a partir do dia 16 de junho. Agora, aos domingos, a Pinacoteca estará aberta das 9h às 17h.

A semana tem início com o “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Cartas à Flamboiã”, na quinta-feira (13), das 16h às 18h, integrando a campanha “Queremos envelhecer”, que celebra a beleza do envelhecimento e é uma parceria do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania), com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult), o Instituto Mirante e o Instituto Dragão do Mar, com apoio da Associação Cearense Pró-Idosos (Acepi).

O percurso propõe um diálogo sobre todos os amores e afetos que atravessam o cotidiano, seja por pessoas, lugares ou até mesmo objetos. A atividade acompanha também a trajetória dos artistas Aldemir Martins e Antônio Bandeira e ativa as discussões sobre todo o sentimento que os artistas nutriam por suas amizades, pela cidade e pelas histórias que construíram aqui. Ao final, os visitantes vão até o Ateliê 1 para escrever cartas de amor que se misturam às pinturas que serão feitas de árvores Flamboiã. A atividade conta com interpretação em Libras e é voltada para o público idoso.

Na sexta-feira (14) e no sábado (15), acontecem as visitas mediadas livres, das 15h às 16h, com mediação da equipe educativa da Pinacoteca do Ceará. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras da “Mostra Bonito pra Chover”. A classificação indicativa é livre e há interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

O Ateliê “Livros da vida: histórias e narrativas de si” faz um convite aos visitantes para a construção de uma publicação artesanal com desenhos, pinturas e escritos autobiográficos. A oficina acontece no sábado (15), das 14h às 16h, no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará. Relembrando as trajetórias pessoais e suas histórias de vida, os participantes são convidados a compartilharem suas memórias e registrá-las em suportes artísticos diversos. A atividade conta com interpretação em Libras e é voltada preferencialmente para o público idoso, dentro da programação da campanha “Queremos envelhecer”.

DOMINGO COM NOVO HORÁRIO E AÇÕES INFANTIS

Foto: Marília Camelo

A partir deste domingo (16), o museu inicia um novo horário de funcionamento: das 9h às 17h. De quinta a sábado, a Pinacoteca segue aberta das 12h às 20h, com entrada nas exposições com até 30 minutos de antecedência. As atividades infantis, porém, seguem acontecendo de 10h às 11h e de 15h às 16h, como já costuma acontecer.

Neste domingo, crianças e familiares são convidados a experimentar a técnica da gravura, com carimbos inspirados nas obras do artista Chico da Silva, que está em cartaz na Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará. O “Ateliê Criança Cria: Carimbos Encantados” ocorre em duas edições, pela manhã e à tarde. A atividade lúdica é voltada para crianças a partir dos 3 anos e será mediada por Érica Xita.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 13 a 16 de junho

> Quinta-feira, 13.6
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Cartas à Flamboiã
Mediação: Juliana Ferreira e Liza Maria
Onde: Exposições No lápis da vida não tem borracha e Amar se aprende amando
Classificação indicativa: Livre
Para pessoas idosas
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 14.6
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 15.6
14h às 16h
Ateliê “Livros da vida: histórias e narrativas de si”
Mediação: Lígia Bessa e Simone Barreto
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Para pessoas idosas
Acessível em Libras

> Sábado, 15.6
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Domingo, 16.5
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Carimbos Encantados
Mediação: Érica Xita
Onde: Ateliê 1 e Mostra Acervo Pinacoteca
Para crianças a partir dos 3 anos

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo