Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará recebe escritor Joca Terron e artista Jota Mombaça na programação desta semana

Vista da exposição "No lápis da vida não tem borracha", de Aldemir Martins. Foto: Marília Camelo

Programação inclui ainda seminário “Direitos Autorais nas Artes Visuais”, visitas guiadas pela equipe de educadores e atividades para o público infantil

De quinta (29) a domingo (3), a Pinacoteca do Ceará dá início à programação de março com diversas atividades, como as Conversas de Ateliê com o escritor Joca Terron e a artista Jota Mombaça, além da oficina “Caderno de Artista”. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece também visitas mediadas pelas exposições em cartaz, além de programação infantil.

Na quinta-feira (29), a partir das 14h, a Pinacoteca realiza o Seminário “Direitos Autorais nas Artes Visuais”, que debaterá o tema nos espaços de exposição e como a legislação se aplica a obras como performances. O acesso é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas, sujeito à capacidade do espaço. A programação será realizada no auditório da Pinacoteca e inclui duas mesas de debate. Confira a programação completa AQUI.

Na sexta-feira (1), o escritor Joca Terron realiza a palestra “Distopia e utopia na ficção brasileira” e lança seu livro “Onde pastam os minotauros” (Todavia) durante o evento. A atividade ocorre a partir das 18h, no auditório. Durante o encontro, o autor pretende debater a ficção brasileira mais recente e como ela tem demonstrado uma sintonia com os dramas contemporâneos. Confira mais informações AQUI.

Na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 16h às 17h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em Libras.

No sábado (2), o museu realiza a “Oficina de Ateliê: Caderno de Artista”, das 14h às 16h. Em março, o espaço será dedicado para a produção de cadernos de artista. Na atividade, serão disponibilizados materiais para que os participantes produzam suas criações. A atividade, que é destinada ao público com mais de 15 anos, será mediada por Gi Monteiro e Lígia Bessa. Haverá interpretação em Libras.

A artista Jota Mombaça apresenta, no sábado (2), a Conversa de Ateliê “Afundamento, assombração e escala”, às 17h no auditório. O evento vai abordar as noções de controle, intuição e escala na prática material da artista em arte contemporânea. Haverá interpretação em Libras. Mais informações estão disponíveis AQUI.

O programa de visitas mediadas “Percursos entrelaçados” tem uma nova edição no sábado (2), das 16h às 17h. Com o tema “Arte e tecnologia”, a atividade se propõe a pensar como o uso da tecnologia influencia diretamente a arte e os processos artísticos. Nessa proposta de criar uma rede de conexão entre público, arte e tecnologia, a visita mediada faz um convite à reflexão sobre a produção dos artistas. A atividade tem classificação indicativa livre e será mediada por Janaína Bento e Walison Azevedo. Haverá interpretação em Libras.

A programação do fim de semana chega ao último dia com o Ateliê Criança Cria “Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo” no domingo (3). Nesta edição, Amanda Oliveira e Liza Maria partem das pinturas de Leonilson que trazem o simbolismo das montanhas e dos locais por onde ele passou. O objetivo é produzir pinturas de paisagens. A atividade é recomendada para crianças a partir de 5 anos e ocorre em dois horários, das 10h às 11h e das 15h às 16h. Haverá interpretação em Libras.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 29 de fevereiro a 3 de março

> Quinta-feira, 29.2
14h às 19h
Seminário “Direitos Autorais nas Artes Visuais”
Quando: quinta-feira, 29 de fevereiro
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 100 pessoas
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 1º.3
16h às 17h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 1º.3
18h
Conversa de Ateliê “Distopia e utopia na ficção brasileira” com Joca Terron
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)
Classificação indicativa: livre
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 1º.3
18h
Lançamento do Livro “Onde pastam os minotauros” de Joca Terron
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)
Classificação indicativa: livre
Editora: Todavia
Número de páginas: 184
Valor: R$ 69,90

> Sábado, 2.3
14h às 16h
Oficina de ateliê – Caderno de artista
Mediação: Gi Monteiro e Ligia Bessa
Onde: Pinacoteca do Ceará e Ateliê 3
15 vagas | Inscrição por ordem de chegada
Para pessoas a partir de 15 anos
Acessível em Libras

> Sábado, 2.3
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 2.3
14h às 17h
Percursos Entrelaçados: Arte e Tecnologia
Mediação: Wallison Azevedo e Janaína Bento
Onde: Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre
Acessível em Libras

> Sábado, 2.3
17h
Conversa de Ateliê: afundamento, assombração e escala Com Jota Mombaça
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)
Classificação indicativa:
Acessível em Libras

> Domingo, 3.2
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo
Mediação: Amanda Oliveira e Liza Maria
Onde: Pinacoteca do Ceará e Ateliê 1
Classificação indicativa: para crianças a partir de 5 anos
Acessível em Libras

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo