Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará recebe Fotofestival Solar

Foto: Marília Camelo

A Pinacoteca do Ceará recebeu entre 07 e 11 de dezembro, o Fotofestival Solar. Aconteceram em nosso espaço seis mesas redondas, lançamento de livro, projeções e entrega do Prêmio de Portfólio Solar 2022. Permanecem abertas para visitação na Pinacoteca as  três exposições do Festival.

Em sua segunda edição, o evento – que também tem atividades nos outros equipamentos do Complexo Cultural Estação das Artes e no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) – discute políticas públicas que contemplam a fotografia e as artes visuais e incentiva a fruição artística, a pesquisa e ações formativas na área. As atividades incluem oficinas, mesas, exposições, lançamentos de livros e convidados de referência nacional e mundial.

O Solar constou de oito exposições em sua programação, sendo que três delas permanecem na Pinacoteca. A exposição central do festival, “Negros na Piscina”, com curadoria de Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes, reúne cerca de 60 artistas e trata de uma paisagem social e afetiva em construção no Brasil, uma construção a partir de corpos pretos, indígenas e travestis. Ela está aberta à visitação até 7 de maio de 2023.

As outras exposições do Solar que permanecem na Pinacoteca são: “Cosmopolíticas” – com curadoria de Pedro David (MG) e João Castilho (MG) -, que coloca em diálogo a fotografia e questões em torno da política da natureza em seus mais variados elementos, através dos corpos, das ausências e dos territórios fica até dia  5 de fevereiro de 2023; e “Quando o Vento Sopra” , que reúne uma coleção de imagens de artistas internacionais e propõe uma reflexão sobre a importância dos sonhos e de seu poder transformador, com curadoria de Ângela Berlinde, até dia 8 de janeiro de 2023.

Foto: Marília Camelo

As mesas que aconteceram na Pinacoteca do Ceará foram:

Dia 8
– 18h30 – Rotas e enigmas da fotografia contemporânea na África – com Azu Nwagbogu (África) conversa com Ângela Berlinde (Portugal) e Ana Paula Vitorio.
– 20h30 – A verdade é um juízo de valor – com Cristina de Middel (Espanha) conversa com Marcella Marer.

Dia 10
– 18h30 – Guardar a vida, o tempo e os sonhos em uma revista de fotografia:
uma conversa entre editores – com Thyago Nogueira (Zum), Brendan Embser (Aperture/EUA), Luis Weinstein (Sueño de la Razón/Chile), Henri Badaröh (Foam/Holanda), Alejandra Zamudio (Luna Córnea/México) conversam com Daniela Moura.
– 20h30 – O extraordinário e o banal na obra de Graciela Iturbide Graciela Iturbide (México) conversa com Rosely Nakagawa.

Dia 11
– 18h – Estratégias para enxergar os movimentos do mundo – Nair Benedicto e Isis Medeiros conversam com Iana Soares.
– 19h30 – Lançamento do livro “Vá me desculpando qualquer coisa”, de Emrah Kartal_vencedor do Prêmio Foto em Pauta_Solar 2022.
– 20h – Entrega do Prêmio de Portfólio SOLAR 2022
– 22h – Projeção “Noite Solar” – exposição em formato de projeção com trabalhos de 89 artistas .

As atividades do Fotofestival Solar estão disponíveis no site solarfotofestival.com

OUTRAS NOTÍCIAS

Evento

A arte contra a discriminação

O Dia da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é uma data de resistência do Movimento Negro marcada por muita dor. Em 21 de março

Evento

Funcionamento no Carnaval

    A Pinacoteca do Ceará estará fechada dias 18 e 19 de fevereiro para o público, período de recesso do Carnaval, retornando suas atividades

Pular para o conteúdo