Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará recebe “O Tempo da Paixão ou o Desejo é um Lago Azul”, performance-dança inspirada em Leonilson

Foto: Paulo Amoreira.

O trabalho da Companhia da Arte Andanças será apresentado neste sábado (6) e domingo (7), com acesso gratuito

A obra do cearense Leonilson inspira debates, cartas, tatuagens, coleções de moda e, por que não, uma performance-dança. Em duas sessões, neste fim de semana, a Pinacoteca do Ceará recebe a apresentação “O Tempo da Paixão ou o Desejo é um Lago Azul”, da Companhia da Arte Andanças. Com acesso gratuito, o museu disponibiliza 40 vagas para o sábado (6), 17h, e no domingo (7), às 16h. A classificação indicativa é de 12 anos.

A performance-dança tem concepção, direção e composição coreográfica de Andréa Bardawil e é realizada pelos intérpretes-criadores Carlos Antônio dos Santos, Márcio Medeiros, Possidônio Montenegro e Sâmia Bittencourt, com apoio da Casa Absurda e do Projeto Leonilson. Na apresentação, elaborada em 2004 e remontada em 2011, a intenção não é apresentar o artista, mas induzir o público a querer conhecê-lo. Por isso, a coreografia lança mão de elementos emblemáticos da obra de Leonilson, como pedras, cristais, tecidos, um travesseiro e até uma calça jeans.

Foto: Allan Diniz.

A atividade se soma ao conjunto de ações educativas e artísticas desenvolvidas a partir da exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, em cartaz até 26 de maio deste ano na Pinacoteca do Ceará. Com 245 obras, a mostra tem curadoria de Aline Albuquerque e Ricardo Resende.

A exposição, que lembra as três décadas de falecimento de Leonilson, tem o papel de valorizar seu legado, que o coloca entre os mais relevantes artistas brasileiros das últimas décadas. Com uma trajetória marcada pelo tom autobiográfico, Leó explora em muitos de seus desenhos e pinturas sentimentos como coragem, solidão, angústia, medos, proteção, transcendência e morte.

De caráter intimista, o espetáculo convida o público à interação e à proximidade, refletindo sobre o estigma criado pela doença que vitimou Leonilson e, segundo Bardawil, às vezes parece se impor a uma trajetória de vida intensa. Assim, a obra procura trabalhar o desejo e a afirmação da vida, fazendo um contraponto à doença e à morte.

SOBRE A COMPANHIA DA ARTE ANDANÇAS

A Companhia da Arte Andanças surgiu em 1991, com mais de 30 anos de trabalho, vem realizando pesquisa de linguagem com a dança, em interface com outras linguagens. Projetos colaborativos e mais de 15 espetáculos estão na bagagem, assim como a participação no espaço Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, juntamente com outros artistas, entre 1999 e 2012.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Performance-dança “O Tempo da Paixão ou o Desejo é um Lago Azul”
Com Companhia da Arte Andanças
Quando: Sábado (6), a partir das 17h, e domingo (7), às 16h
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Classificação indicativa: 12 anos
40 vagas disponíveis por ordem de chegada, uma hora antes do início de cada apresentação.

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo