Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará sediará a Verbo 2023 – 17ª Mostra de Performance Arte

A Pinacoteca do Ceará passa a ser uma das sedes da 17ª edição da mostra anual de performance Verbo, um festival dedicado à apresentação de ações na área da performance de artistas brasileiros e estrangeiros. A Pinacoteca do Ceará também sediará a 5ª edição do seminário Verbo Conjugado, uma oficina de texto sobre performance, e uma mostra de registros de performances que integram o acervo da Verbo. Este é um evento independente com destaque no cenário internacional, referência há mais de vinte anos no campo da performance.

Os trabalhos serão escolhidos através da Chamada Aberta da Verbo 2023, que já está no ar e segue até próximo dia 2 de abril, neste link. A seleção dos projetos ficará a cargo de Carolina Vieira, gerente Artística da Pinacoteca do Ceará, do diretor artístico da Verbo, Marcos Gallon, e da coordenadora do Chão SLZ, Samantha Moreira. Para a seleção, serão aceitos projetos de performance ao vivo ou criadas para câmeras de vídeo de artistas do campo das artes visuais, dança, teatro, música e moda. Quem quiser participar da seleção poderá encaminhar até três projetos inéditos ou criados a partir de 2022. O resultado está previsto para 15 de Maio de 2023.

A Verbo é um projeto experimental fundado pela Galeria Vermelho, em São Paulo, com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à arte da performance. Dedicada a apresentação de performances de artistas brasileiros e estrangeiros, a Verbo teve início em 2005, com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à linguagem artística. Em 2018, iniciou sua parceria com o Chão SLZ, no Maranhão, expandindo seu alcance. Com a pandemia, o evento fez um hiato de dois anos, retornando em 2022, de forma presencial. A Verbo é um evento criado, produzido e gerido pela Vermelho sem fins lucrativos, com alguns financiamentos internacionais. A curadoria é de Marcos Gallon e Samantha Moreira. 

A 17ª edição da Verbo ocorrerá entre julho e agosto de 2023 com abertura no Chão SLZ (São Luís, MA) – espaço que abriga laboratórios artísticos, experimentações e processos de formação -, seguindo para a Pinacoteca do Ceará e encerrando em agosto  na Galeria Vermelho (São Paulo, SP). Com as três sedes da mostra, a Verbo segue com sua missão de descentralizar, promover, produzir e exibir arte atual no Brasil.

O diretor da Pinacoteca do Ceará, Rian Fontenele, salienta a importância da parceria para as diversas linguagens da arte contemporânea: “em seu ano inaugural, a Pinacoteca do Ceará inclui-se no cenário de pesquisa e formação, sendo um palco ativo de experimentação da linguagem contemporânea da performance. É uma grata oportunidade que a Pinacoteca tem de participar dos processos de diálogo, debate, registro e criação de arte cearense, nacional e internacional, como parte de sua missão de ser não só um espaço museológico, mas também um ateliê experimental”.

Samantha Moreira comemora a triangulação de setores, pois as sedes do evento ocupam diferentes instâncias institucionais da arte, com um espaço independente, uma instituição pública de cunho museológico e formativo, e uma galeria comercial. Esta mistura amplia os espaços de atuação da performance com as inúmeras conexões, principalmente para estas duas cidades do Nordeste com tantas experiências no campo que, juntas, criam um fluxo de conexão para São Paulo. “Também existe um papel de reconhecimento desses territórios potentes de trabalho e de formação, para ser um local de troca e conexões entre artistas, ampliar essa rede”, conclui.

Para o diretor artístico da Verbo e curador Marcos Gallon, é importante que este seja um evento nômade, com uma programação que não se repete e em cada local se construa um evento diferente com artistas locais e de outros estados e países. “Isto é uma forma de imantar o evento com características locais”. Para ele, provocar o intercâmbio de artistas é uma forma de produzir experiências e de intensificar o poder de afecção, ou seja, de expor o espectador ao contato com o que está fora do convencional. Diferente de outros festivais, o Verbo pretende ser um espaço para proporcionar aos participantes uma experiência que vá além de um festival de performances, mas um local de cultura, discussões e oficinas, reunindo artistas de performances, artes visuais, dançarinos e coreógrafos.

Informações: Assessoria de Comunicação: [email protected] 

Edital: https://galeriavermelho.com.br/verbo/#chamada-aberta ou [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo