Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará segue com visitas mediadas e atividades formativas em agosto

FORTALEZA, CE, 20.07.23 - PERCURSOS ENTRELAÇADOS - Chico da Silva. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Além das exposições em cartaz, ateliês são destaque na programação da primeira semana do mês

De 03 a 06 de agosto, a Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante – oferece percursos pelas exposições e atividades formativas no ateliê, incentivando a criatividade de adultos e crianças. Além da programação educativa, as exposições seguem abertas à visitação de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingo, de 10h às 18h.

Na mostra “Bonito pra chover”, o público pode conferir a coletiva de artistas cearenses “Se Arar” e as individuais “Amar se aprende amando”, que celebra Antonio Bandeira, e “No lápis da vida não tem borracha”, em homenagem a Aldemir Martins. Até 29 de outubro, também segue em cartaz a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”.

PERCURSOS ENTRELAÇADOS E ATELIÊ INFANTIL

Foto: Lia de Paula

Na quinta-feira (03), às 16h, o programa “Percursos Entrelaçados – Criar, Colaborar” propõe uma visita mediada a partir de diálogos sobre obras que trazem em sua essência produtiva os modos de trabalhar em conjunto, como no vídeo “Homens Trabalhando”, presente na exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”. As inscrições são por ordem de chegada.

Já no sábado (05), das 16h às 17h, em mais uma edição do “Percursos Entrelaçados: Caminho-folha”, a visita mediada incentiva uma relação afetiva e sensível entre as obras das exposições “Se Arar” e “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”. O percurso também busca olhar criticamente para o modo como nos relacionamos com os elementos da natureza dentro de um museu. Após a visita, no ateliê da Pinacoteca, os visitantes serão apresentados à prática poética da “folhegravura”. As inscrições também serão por ordem de chegada.

No domingo (06), a Pinacoteca realiza o “Ateliê Criança Cria: Carimbos Encantados”, que acontecerá em duas edições. Pela manhã, das 10h às 11h, e pela tarde, de 15h às 16h. A ação busca proporcionar um espaço em que a criança e seus familiares tenham um momento de fruição e de experiências sensoriais. Neste domingo iremos experimentar a técnica de gravura, com carimbos inspirados nas obras do artista Chico da Silva.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 03 a 06 de agosto

> Quinta-feira, 03.08
Percursos Entrelaçados: Criar, Colaborar
16h às 17h
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Acessível em Libras
Classificação Indicativa: Livre

> Sábado, 05.08
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Caminho-folha
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, Ateliê da Pinacoteca do Ceará
Acessível em Libras

> Domingo, 06.08
Ateliê Criança Cria: Carimbos Encantados
Duas edições: 10h às 11h | 15h às 16h
Onde: Exposição Chico da Silva e a Escola do Pirambu
Classificação Indicativa: Crianças a partir de 3 anos

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:
“Chico da Silva e a Escola do Pirambu” – até 29 de outubro

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

Texto de Dhara Amorim, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo