Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará tem atividade para famílias com bebês e oficina de modelagem de papel

FORTALEZA, CE, 21.05.23 - SEMANA DE MUSEUS Ateliê para bebês. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

A programação prevê ainda performance, visitas guiadas para o público, atividades infantis e formativas. Além disso, as inscrições estão abertas para duas oficinas na área de conservação e restauro, que acontecem ainda em fevereiro

A programação semanal da Pinacoteca do Ceará conta com performance, atividades formativas e visitas guiadas para o público. Além disso, no fim de semana, o equipamento abre as portas para a programação infantil. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza as atividades de quinta-feira (15) a domingo (18).

A programação tem início na quinta-feira (15), com o “Percurso + Ateliê: Palavra-chave – Ato I”, das 16h às 18h. A atividade tem o objetivo de realizar um passeio pelas obras que incorporam o texto em sua poética, explorando a influência de Leonilson. Na exposição “Se arar”, também será analisada a presença variada da palavra, seja no título, integrada à obra ou como elemento central, revelando-se, por vezes, como um segredo. A jornada culmina na obra “AGITPROP”, de Aline Albuquerque, destacando como as palavras ganham vida em sua criação. A visita encerra-se no ateliê, onde os participantes materializam plaquinhas com palavras-desejos, inspirados pela experiência anterior. O percurso tem classificação indicativa livre, acessibilidade em Libras e será mediado por Beatriz Gurgel e Bárbara Abril.

Na sexta-feira (16), às 18h, Silvia Moura comanda a performance “Raios e Trovões”. Com o intuito de abordar os sentimentos e impactos subjetivos resultantes da pandemia e das injustiças sociais, a artista realiza uma coleta de objetos de cura, evocativos da natureza, dos orixás e das memórias de sua infância que são dispostos em bacias de alumínio. O trabalho é essencialmente relacional, promovendo interações improvisadas entre a artista e o público, que é convidado a se relacionar com esses elementos de cura de maneira participativa.

Na sexta-feira (16) e no sábado (17), das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em Libras.

No sábado (17), Beatriz Gurgel faz a mediação da “Oficinas de Ateliê: Modelagem em Papel”. O programa visa compartilhar saberes-fazeres, estimulando expressão, criação e reflexão. Neste mês, os participantes irão ocupar o espaço do ateliê para criar figuras tridimensionais em papel, inspiradas na exposição “Se arar”, ampliando suas experiências artísticas e cultivando percepção, imaginário e repertório em diferentes áreas da arte. A atividade ocorre das 14h às 16h na exposição “Se arar” e no Ateliê 3. Além disso, a atividade conta com acessibilidade em Libras e é destinada ao público a partir de 15 anos. São disponibilizadas 15 vagas, sem inscrição prévia, por ordem de chegada.

OFICINAS

Além disso, entre quarta-feira (14) e domingo (18), estão abertas as inscrições para duas oficinas de conservação, voltadas para estudantes e profissionais da área.

“Introdução às técnicas e materiais de pinturas”, com Aline Assumpção (SP), se concentra em introduzir o tema da conservação e restauração de pinturas e ocorre nos dias 22 e 23 de fevereiro, das 14h às 17h, no laboratório de restauro da Pinacoteca do Ceará. São disponibilizadas 15 vagas e as candidaturas devem ser enviadas para o link disponível AQUI.

“Técnicas de conservação de obras em papel”, com Ana Lúcia Nakandakare (SP), será ministrada nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, das 14h às 17h, e irá ensinar técnicas avançadas de restauro e conservação que visam fortalecer e estabilizar as obras em suporte de papel. São disponibilizadas 10 vagas e as candidaturas devem ser enviadas para o link disponível AQUI.

INFANTIL

O domingo (18) abre as portas para a programação infantil com o “Ateliê para Bebês: O pequeno grande rio”. O programa visa a fruição e experimentação artística e estética de bebês de 6 a 24 meses, acompanhados por seus familiares. A atividade ocorre das 10h às 11h no Ateliê 1 e tem o objetivo de proporcionar às crianças a experiência sensorial em piscinas infláveis com diversos materiais, seguindo as ondas de sentidos presentes nas criações de Leonilson. Essa edição é inclusiva, sendo acessível para crianças surdas e CODA. A mediação é de Weverson Martins, Andrea Dalveroni, Liza Maria e conta com acessibilidade em Libras. São disponibilizadas 15 vagas, com inscrições prévias através de formulário disponível AQUI.

Também no domingo (18), das 15h às 16h, o museu realiza a atividade “Uma História no Museu – Gigante com Flores”, que utiliza a contação de histórias como meio de compartilhar narrativas, combinando o imaginário das crianças com informações sobre obras e artistas presentes nas exposições. A atividade é destinada a crianças de 4 a 6 anos. A mediação será feita por Mateus Araujo e Gi Monteiro e conta com acessibilidade em Libras.

A programação no domingo (18) conta também com o “Teatro lambe-lambe Calango Chuvoso – Formas animadas no Museu”, de João Andirá, das 14h às 17h. A performance de animação incorpora teatro de bonecos em miniatura, apresentando um jogo de pequenas cenas dentro da caixa dos fotógrafos lambe-lambe. O ator/performer percorre os espaços do museu, convidando individualmente o público a participar da experiência cênica e teatral.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação Pinacoteca do Ceará – 15 a 18 de fevereiro

> Quinta-feira, 15.2
16h às 18h
Percurso + Ateliê: Palavra-chave – Ato I
Mediação: Beatriz Gurgel e Bárbara Abril
Onde: Exposições “Se Arar”, “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1.
Classificação indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 16.2
18h
Performance Raios e Trovões, com Silvia Moura
Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre

> Sexta-feira, 16.2
15h às 16h
Visita mediada
Mediação: equipe educativa da Pinacoteca do Ceará
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades
Classificação Indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Sábado, 17.2
15h às 16h
Visita mediada
Mediação: equipe educativa da Pinacoteca do Ceará
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação Indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Sábado, 17.2
14h às 16h
Oficinas de Ateliê: Modelagem em Papel
Mediação: Beatriz Gurgel
Onde: Exposição “Se arar” e Ateliê 3
Classificação Indicativa: 15 anos
15 vagas, sem inscrição prévia, por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Domingo, 18.2
10h às 11h
Ateliê para Bebês: O pequeno grande rio
Mediação: Weverson Martins, Andrea Dalveroni e Liza Maria
Onde: Ateliê 1
Classificação Indicativa: bebês de 6 a 24 meses
Inscrições: AQUI
15 vagas
Acessível em Libras

> Domingo, 18.2
15h às 16h
Uma História no Museu – Gigante com Flores
Mediação: Mateus Araujo e Gi Monteiro
Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação Indicativa: livre (para crianças de 4 a 6 anos)
Acessível em Libras

> Domingo, 18.2
14h às 17h
Teatro lambe-lambe Calango Chuvoso – Formas animadas no Museu, com João Andirá
Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre

> Oficinas de conservação

“Introdução às técnicas e materiais de pinturas”, com Aline Assumpção (SP)
Data: 22 e 23 de fevereiro de 2024
Horário: 14h às 17h
Local: Laboratório de restauro da Pinacoteca do Ceará
Público: Estudantes e profissionais de conservação e restauro
15 vagas | Inscrições de 14 a 18 de fevereiro
Formulário de candidaturas: AQUI

“Técnicas de conservação de obras em papel”, com Ana Lúcia Nakandakare (SP)
Data: 26, 27 e 28 de fevereiro de 2024
Horário: 14h às 17h
Local: Laboratório de restauro da Pinacoteca do Ceará
Público: Estudantes e profissionais de conservação e restauro.
10 vagas | Inscrições de 14 a 18 de fevereiro
Formulário de candidaturas: AQUI

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo