Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca tem aula aberta com Castiel Vitorino e Ateliê do Pirambu com Garcia e Descartes Gadelha

Museu também realiza as visitas mediadas temáticas do Percursos Entrelaçados (19) e atividades infantis no Ateliê Criança Cria (22)

A programação da Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – traz, nesta semana, mais uma edição do Ateliê do Pirambu, com Garcia e participação especial de Descartes Gadelha, visita temática no programa Percursos Entrelaçados, atividades infantis e aula aberta com Castiel Viturino. As ações gratuitas acontecem de 19 a 22 de outubro e se somam às exposições em cartaz. O acesso é gratuito.

Na quinta-feira (19), a Pinacoteca promove o “Percurso Entrelaçado + Ateliê: Sentir. Criar. Mover Imagens”. A atividade busca debater como podemos sentir imagens e experienciar outras maneiras de fruição com a arte. A visita temática apresenta caminhos para a criação de imagens por meio de camadas sensoriais como o toque, o cheiro e a memória. Os participantes também poderão registrar suas percepções sensoriais em desenhos e vivências corporais. A atividade tem início às 16h e será realizada na exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” e no Ateliê 1. A classificação indicativa é livre.

Na sexta-feira (20), a artista Castiel Vitorino, integrante da 35ª Bienal de São Paulo, realiza a aula aberta “KALUNGA: a origem das espécies” no auditório da Pinacoteca, a partir das 18h. Castiel vai apresentar a Kalunga, princípio vital Bantu que defende a vida gestada nas memórias ancestrais, articulando ecologia e cultura num movimento de transfiguração. A aula é parte das atividades do II Ateliê de Pesquisa e Crítica, que iniciou as atividades em setembro e segue até novembro deste ano. Confira mais informações AQUI.

FORTALEZA, CE, 02.09.23 – ATELIÊ Aberto com Garcia. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Já no sábado (21), das 15h às 17h, o pintor Garcia, que integrou o ateliê coletivo formado por Chico da Silva nos anos 1960, conduz o “Ateliê do Pirambu”. Neste encontro, com mediação de Carlos Macêdo, o pintor, escultor e músico Descartes Gadelha é o convidado especial. O projeto é uma das ações educativas da exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, em cartaz até 29 de outubro, e consiste num ateliê aberto em que o artista compartilha suas técnicas, vivências, processos artísticos e inspirações. O público pode trazer seu material de pintura (tintas, telas e pincéis) para produzir durante a ação. São 25 vagas por ordem de chegada. O acesso é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, e haverá acessibilidade em Libras.

O pintor, escultor e músico Descartes Gadelha é o convidado especial desta edição do “Ateliê do Pirambu”. Foto: Marília Camelo

No domingo (22), as crianças e familiares são convidados para uma colagem a partir das cores presentes nas obras do artista Antônio Bandeira no “Ateliê Criança Cria: Colagens do Bandeira”. A primeira edição ocorre de 10h às 11h e a segunda, de 15h às 16h. A atividade lúdica tem classificação indicativa para crianças a partir dos 5 anos.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 19 a 22 de outubro

> Quinta-feira, 19.10
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Sentir. Criar. Mover Imagens
Mediação: Amanda Oliveira e Janaína Bento
Onde: Exposição Chico da Silva e a Escola do Pirambu | Ateliê 1
Classificação indicativa: livre

> Sexta-feira, 20.10
18h às 19h30
Aula aberta “KALUNGA: a origem das espécies”, com Castiel Vitorino
Onde: Auditório
Classificação indicativa: livre
Acessível em Libras

> Sábado, 21.10
15h às 17h
Ateliê do Pirambu, com Garcia e Descartes Gadelha
Onde: Ateliê 3
Classificação indicativa: livre
Acessível em Libras

> Domingo, 22.10
10h às 11h | 15h às 17h
Ateliê Criança Cria: Colagens do Bandeira
Mediação: Bárbara Abril e Beatriz Gurgel
Onde: Ateliê 1
Para crianças a partir dos 5 anos

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:
“Chico da Silva e a Escola do Pirambu” – até 29 de outubro

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo