Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará vence prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte pela qualidade da programação

O Prêmio ABCA 2023 avalia instituições culturais e artísticas de todo o Brasil

A Pinacoteca do Ceará foi uma das instituições contempladas pelo Prêmio ABCA 2023. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, foi agraciado com o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, que reconheceu a programação desenvolvida no museu. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18).

A premiação anual é destinada aos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais que mais contribuíram para a cultura nacional. A lista dos contemplados é elaborada a partir de indicações dos 169 associados de todas as regiões do país e aprovada em reunião da Diretoria da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

Por meio de votação online, ocorrida de 6 a 26 de maio deste ano, associados e associadas atribuíram os prêmios nas 13 categorias, incluindo ainda os destaques regionais. O sistema de premiação foi criado em 1978, para destacar exclusivamente as artes visuais.

O ano de 2023 foi o primeiro de atividades da Pinacoteca do Ceará, inaugurada em dezembro de 2022. Nesse período, o museu abriu oito exposições, reunindo 261 artistas cearenses, brasileiros e de outros países. Entre as principais, “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, e “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, parceria com o Projeto Leonilson.

Com a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, a Pinacoteca do Ceará é, também, espaço de ações formativas e acessíveis com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Desde a abertura, funcionando de quinta a domingo, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

Além da Pinacoteca, a Bienal Internacional do Sertão, realizada no Cariri, também foi reconhecida no Prêmio ABCA 2023 como Destaque Regional no Nordeste. Lucas Dilacerda, supervisor de conteúdo da Pinacoteca do Ceará, foi um dos curadores da mostra.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover  o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes. 

SERVIÇO

Pinacoteca do Ceará 

Onde: Rua 24 de maio, s/n, Centro – Fortaleza, CE – Brasil 

Funcionamento: Quinta-feira a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 9h às 17h* 

*Com entrada até 30 minutos antes do fim do fechamento do museu. 

Acesso gratuito 

 

Texto de Alessandro Fernandes, com supervisão e edição de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo