Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca realiza aula aberta sobre curadoria, oficina no Dia da Fotografia e atividades infantis

As exposições da mostra “Bonito pra chover” e “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” seguem em cartaz, com acesso gratuito

De 17 a 20 de agosto, a Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante – realiza aula aberta com Lisette Lagnado, oficina temática no Dia Mundial da Fotografia, além de atividades que estimulam a criatividade de adultos e crianças. Toda a programação é gratuita.

As exposições seguem abertas à visitação de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingo, de 10h às 18h. Na mostra “Bonito pra chover”, o público pode conferir a coletiva de artistas cearenses “Se Arar” e as individuais “Amar se aprende amando”, que celebra Antonio Bandeira, e “No lápis da vida não tem borracha”, em homenagem a Aldemir Martins. Até 29 de outubro, também segue em cartaz a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”.

Na quinta (17), das 16h às 17h, o programa educativo “Percursos Entrelaçados” traz a edição “Viagem a Juberlano”, que propõe uma visita ao lugar inventado por Chico da Silva e assim denominado por ele, explorando a fantasia, a memória e a ficção a partir do universo das obras, instigando, assim, a imaginação dos viajantes.

Já na sexta-feira (18), às 18h, um dos nomes mais relevantes da curadoria e da crítica de arte no Brasil, Lisette Lagnado realiza uma reflexão sobre curadoria a partir de exposições escolhidas no período de 2017 até hoje que denunciam a ideia de “raça” na construção do capitalismo mundial e o conceito de “colonialidade do poder”, do sociólogo peruano Aníbal Quijano, responsável pela constituição de museus eurocêntricos. A aula aberta terá acesso gratuito e acessibilidade em Libras. Confira o release completo aqui .

OFICINA “CRIAR SERES QUE ME EXISTEM” E ATIVIDADES INFANTIS

Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado no sábado (19) e, para marcar a data, a Pinacoteca realiza oficina temática seguida de visita às exposições “Amar se aprende amando” e “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”. A atividade parte do poema “Criar seres que não existem”, escrito por Antonio Bandeira, e passeia pelas obras abstratas de Bandeira até os seres míticos criados por Chico da Silva e seu ateliê coletivo, propondo uma fruição diferente.

Das 14h às 17h, a ação usará os recursos fotográficos de uma câmera ou de um celular para lançar um outro olhar para as obras dos artistas cearenses. As inscrições acontecem via formulário online disponível AQUI com limite de 15 vagas. O resultado será divulgado na sexta-feira, dia 18, no site da Pinacoteca.

No domingo (20), a Pinacoteca realiza o “Ateliê Criança Cria: Pinturas Fantásticass”, que acontecerá em duas edições. Pela manhã, das 10h às 11h, e pela tarde, de 15h às 16h. A ação busca proporcionar um espaço em que a criança e seus familiares tenham um momento de fruição e de experiências sensoriais. Nesta semana, a proposta é vivenciar o mundo das cores em uma pintura fantástica coletiva.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 17 a 20 de agosto

> Quinta-feira, 17.08
Percurso Entrelaçado: Viagem a Juberlano
16h às 17h
Onde: Exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Classificação Indicativa: Livre

> Sexta-feira, 18.08
Aula Aberta “Da fratura colonial às histórias coletivas”, com Lisette Lagnado
18h às 20h
Onde: Auditório
Acessível em Libras

> Sábado, 19.08
Oficina “Criar Seres que Me Existem”
14h às 17h
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, Ateliê
Inscrições de 15 a 17 de agosto via formulário disponível AQUI
Resultado: 18 de agosto no site da Pinacoteca
Acessível em Libras

> Domingo, 20.08
Ateliê Criança Cria: Pinturas Fantásticas
Duas edições: 10h às 11h | 15h às 16h
Onde: Ateliê
Classificação Indicativa: Crianças a partir de 3 anos

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:
“Chico da Silva e a Escola do Pirambu” – até 29 de outubro

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

Texto de Dhara Amorim, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo