Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca realiza aula aberta sobre restauro de obras de arte na próxima sexta-feira (15)

Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Atividade é aberta ao público e integra a programação especial de aniversário do museu

A Pinacoteca do Ceará – que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerida em parceria com o Instituto Mirante – realiza a aula aberta “Cuidando do passado: a profissão do conservador restaurador”, com Bianca Gonçalves. A atividade, que faz parte da série de ações do mês de aniversário da instituição, ocorre na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro, a partir das 18h. 

O encontro, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo apresentar a profissão de restaurador e debater os principais tópicos relacionados à área, além de introduzir o tratamento de suporte de tela, uma das práticas de restauro para evitar a reentelagem (a troca da tela), com métodos e técnicas essenciais. Bianca Gonçalves, conservadora-restauradora especializada em pinturas modernas e contemporâneas, vai mostrar, também, o caso de estudo e avaliação do restauro estrutural de uma obra do artista Chico da Silva, que pertence ao acervo da Pinacoteca do Ceará.

A aula aberta integra a série de ações promovidas no laboratório de conservação e restauro da Pinacoteca, como a oficina “Técnicas e reforço de bordas”, que acontece de de 12 a 14 de dezembro, com inscrições encerradas.

Foto: Divulgação

SOBRE A PROFESSORA

Bianca Gonçalves é conservadora-restauradora especializada em pinturas modernas e contemporâneas. Licenciada em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, possui mestrado na École Nationale Supérieure des Arts Visuels de La Cambre (Bélgica). Bianca tem colaborado com estúdios privados e museus de renome, incluindo o MASP (Brasil), Museu Voorlinden, Museu Groninger, Museu Prinsenhof Delft, ICS Conservation (Austrália), Studio Redivivus e KMSKA (Bélgica). Sua tese de mestrado teve como foco explorar abordagens menos tóxicas para a limpeza de pinturas acrílicas, refletindo seu forte interesse em sustentabilidade e química verde.

 

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

 

SERVIÇO

O quê: Aula aberta “Cuidando do passado: a profissão do conservador restaurador”

Quando: 15 de dezembro (sexta-feira), a partir 18h

Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n – Centro, Fortaleza) 

Acessível em Libras

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo