O museu também realiza atividades formativas para os visitantes, além de ações voltadas ao público infantil.
A programação de aniversário da Pinacoteca do Ceará segue de 7 a 10 de dezembro, com destaque para a abertura da mais nova exposição do museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante. Com acesso gratuito, “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” poderá ser vista pelo público a partir das 16h do próximo sábado, 9. A programação da semana traz, ainda, visita mediada em Libras e atividades infantis.
VISITA EM LIBRAS E ATIVIDADES INFANTIS
Na quinta-feira (7), das 16h às 17h, o museu realiza uma visita educativa em Libras na mostra “Bonito pra chover”. A mediação será feita pelo educador surdo Weverson Martins, adotando como proposta o estímulo à experiência estética e o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura surda e memória, por meio de um diálogo totalmente em Libras com os participantes.
O domingo (10) é reservado para a criançada no “Ateliê Criança Cria: O pequeno caderno de impressões” em duas edições. Pela manhã, a atividade ocorre de 10h às 11h, já durante a tarde vai de 15h às 16h. A ação visa explorar a construção de zines, promovendo a expressão artística e narrativa por meio da combinação de imagens e texto, após a visita à exposição de Leonilson. Com mediação de Bárbara Abril e Amanda Oliveira, a atividade é voltada para crianças a partir de 5 anos.
“LEONILSON E DAS AMIZADES”
Com curadoria de Aline Albuquerque e Ricardo Resende, a exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” ficará em cartaz na Pinacoteca do Ceará até 26 de maio de 2024. A mostra reúne, também, trabalhos de Batista Sena, Efímia Meimaridou, Luiz Hermano, Siegbert Franklin, Zé Tarcísio, Marcus Francisco, Karim Aïnouz e Ricardo Bezerra, além de pinturas, desenhos, instalações e bordados de Leonilson, incluindo obras inéditas do artista.
No sábado (9), além de visitar a exposição, o público é convidado a participar de uma homenagem a Leonilson. A partir das 17h, no Pátio da Pinacoteca, haverá ao pôr-do-sol uma leitura de cartas do acervo pessoal do artista por alguns de seus amigos. O momento terá, ainda, uma solenidade que celebra o primeiro aniversário da Pinacoteca do Ceará.
>>> Confira mais informações sobre a exposição AQUI.
No domingo (10), o público é convidado a conferir também a programação “Leonilson e Das Amizades: conversa de ateliê sobre curadoria e expografia”, a partir das 15h, no auditório da Pinacoteca. O encontro vai reunir os curadores Ricardo Resende e Aline Albuquerque, a arquiteta Gisele de Paula, que assina o projeto expográfico, a designer da Pinacoteca do Ceará, Sara Fael, que faz a comunicação visual da mostra, Fernanda Carvalho, que está à frente da iluminação, além de Ana Lenice Dias, irmã do homenageado e diretora-presidente do Projeto Leonilson, instituição responsável pela pesquisa, catalogação e divulgação da obra do artista. A atividade é aberta ao público e destinada, em especial, a artistas, curadores, museólogos, designers e profissionais da expografia.
SOBRE A PINACOTECA
Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Até o momento, a Pinacoteca já recebeu mais de 122 mil visitantes.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 7 a 10 de dezembro
> Quinta-feira, 7.12
16h às 17h
Visita em Libras – programa de ações formativas acessível
Mediação: Weverson Martins
Onde: Mostra Bonito pra chover – exposições “Se Arar”, “No Lápis da Vida não tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando”
Classificação indicativa: Livre
Interpretação em Libras
> Sábado, 9.12
16h às 17h
Abertura da exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Onde: Pavilhão expositivo 1
Classificação indicativa: Livre*
Acessível em Libras
*A exposição tem classificação livre para todos os públicos. Obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço.
> Sábado, 9.12
17h
Homenagem a Leonilson
Leitura de cartas ao pôr do sol, com amigos do artista
Onde: Pátio da Pinacoteca
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Domingo, 10.12
Manhã 10h às 11h | Tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: O pequeno caderno de impressões
Mediação: Bárbara Abril e Amanda Oliveira.
Onde: Exposição “Leonilson e das Amizades” e Ateliê 1
Classificação indicativa: a partir dos 5 anos
Inscrições por ordem de chegada
> Domingo, 10.12
15h
“Leonilson e Das amizades”: conversa de ateliê sobre curadoria e expografia
Com Ricardo Resende, Aline Albuquerque, Sara Fael, Gisele de Paula, Fernanda Carvalho e Ana Lenice Dias
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Acessível em Libras
> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis
Exposições em cartaz:
Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.
Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – de 9 de dezembro de 2023 a 26 de maio de 2024.
Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.
Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista.