Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Programação destaca visitas e atividades lúdicas na exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”

FORTALEZA, CE, 15.07.23 - Abertura da exposição Chico da Silva. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

A partir da nova exposição em cartaz, Percursos Entrelaçados e Ateliê Criança Cria são destaque das férias na Pinacoteca do Ceará

De 20 a 23 de julho, a programação da Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante – recebe o público com as primeiras ações formativas na exposição recém-aberta “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”. As atividades acontecem na quinta, no sábado e no domingo.

Além da nova mostra, seguem em cartaz as exposições “Se Arar”, “No Lápis da Vida não tem Borracha” e “Amar Se Aprende Amando”. O museu abre de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h. O acesso é gratuito.

CHICO DA SILVA: NARRATIVA

Na quinta (20), a partir das 16h, a Pinacoteca realiza a experiência “Percursos Entrelaçados – Chico da Silva: Narrativa”. A primeira visita mediada na exposição é um momento criado para conhecer e pensar sobre a trajetória do artista, desde suas expressões em muros da Praia Formosa até a pintura da obra “Homens Trabalhando”, cuja performance foi registrada em super-8.

A película original de 1977 foi doada pelo artista Hélio Rôla para o acervo do Museu da Imagem e do Som do Ceará, que digitalizou e tratou o filme. A peça audiovisual está em exibição na exposição. As inscrições são por ordem de chegada e será acessível em Libras.

VISITA MEDIADA E ATIVIDADE SENSORIAL

Já no sábado (22), o “Percursos Entrelaçados – Incorporar” faz uma mediação poética com audiodescrição nas exposições “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” e “Amar Se Aprende Amando”. A atividade levará o público a explorar o poder criativo dos animais fantásticos de Chico da Silva e da obra “O Bicho”, de Antonio Bandeira. Após a visitação, o percurso continua no Ateliê da Pinacoteca, com uma atividade sensorial usando materiais terrosos como argila, folhas e galhos, e também aromas, para a criação de seres que fabulam nosso imaginário cearense. As inscrições também serão por ordem de chegada e o percurso inicia às 16h.

 

Foto: Lia de Paula.

ATELIÊ CRIANÇA CRIA: MODELANDO BICHOS

No domingo (23), a Pinacoteca realiza o “Ateliê Criança Cria: Modelando Bichos”, que acontecerá em duas edições. Pela manhã, das 10h às 12h, e pela tarde, 14h às 16h. O programa Criança Cria busca proporcionar um espaço em que a criança e seus familiares tenham um momento de fruição e de experiências sensoriais. No ateliê, a oficina de modelagem criará bichos fantásticos, inspirados nas obras do artista Chico da Silva.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 20 a 23 de julho

> Quinta-feira, 20.07
Percursos Entrelaçados – Chico da Silva: Narrativa
16h às 17h
Onde: Pavilhão Expositivo “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Acessível em Libras
Classificação Indicativa: 12 anos

> Sábado, 22.07
Percursos Entrelaçados – Incorporar
16h às 17h
Onde: Exposições ”Amar se aprende amando” e “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”; Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre

> Domingo, 23.07
Ateliê Criança Cria: Modelando Bichos
Duas edições: 10h às 12h | 14h às 16h
Onde: Ateliê
Classificação Indicativa: Crianças a partir de 3 anos

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:

“Chico da Silva e a Escola do Pirambu” – até 29 de outubro

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo