Edição 2025 acontece em parceria com a Pinacoteca do Ceará e percorre quatro cidades – São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE) e São Luís (MA). Criada pela Galeria Vermelho em 2005 e celebrando 20 anos, a iniciativa recebeu mais de mil inscrições de 16 países
A 18ª edição da Verbo, realizada pela Galeria Vermelho em parceria com a Pinacoteca do Ceará, anuncia a seleção de 29 projetos recebidos por meio da chamada aberta. Além desses, a mostra contará também com artistas convidados, que serão divulgados em junho próximo.
Ao todo, o edital recebeu 1.027 inscritos de 16 países e 136 cidades no Brasil e no exterior. Os projetos escolhidos serão apresentados nos meses de julho e setembro em São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE) e São Luís (MA).
Em julho, a Galeria Vermelho e o Espaço Escada vão receber parte dos trabalhos selecionados via edital em São Paulo. Em setembro, um novo programa será apresentado na Pinacoteca do Ceará, museu público que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, e no Chão SLZ, espaço independente na capital maranhense.
Quatro projetos do Ceará estão entre os selecionados: Fluxo Marginal (Crato, CE); Lyz Vedra (Maracanaú, CE); No barraco da Constância tem!, Teatro Máquina e Marrevolto (Fortaleza, CE); trojany (Fortaleza, CE).
A Verbo aconteceu pela primeira vez em Fortaleza em 2023, também graças a uma parceria entre a Galeria Vermelho e a Pinacoteca do Ceará. Durante quatro dias, o museu recebeu 10 performances nos diversos espaços, reunindo artistas cearenses, de Pernambuco, do Maranhão e de São Paulo, além de nomes internacionais.
O comitê curatorial desta edição é formado por Marcos Gallon, diretor artístico da Verbo; Carolina Vieira, gerente artística da Pinacoteca do Ceará; e Samantha Moreira, curadora, gestora cultural e coordenadora do Chão SLZ, no Maranhão. Juntos, eles avaliaram os mais de mil projetos inscritos e definiram os artistas que compõem a programação deste ano.
Confira os selecionados:
Ariel Ferreira (Belo Horizonte, MG, Brasil)
Azizi Cypriano (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Carchíris (São Luís, MA, Brasil)
Dante Silva (Aya) (São Luís, MA, Brasil)
Edith Saldanha (Berlim, Alemanha)
Estela Lapponi (São Paulo, SP, Brasil)
Fluxo Marginal (Crato, CE, Brasil)
Gabriel Cândido (São Paulo, SP, Brasil)
Gama Higai (São Paulo, SP, Brasil)
Javier Velázquez Cabrero (Guadalajara, México)
Lorre Yégo Motta e Mandú (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Luciana Davila Contreras (Bogotá, Colômbia)
Lyz Vedra (Maracanaú, CE, Brasil)
Marcelo Amorim (São Paulo, SP, Brasil)
No barraco da Constância tem!, Teatro Máquina e Marrevolto (Fortaleza, CE, Brasil)
Novíssimo Edgar (São Paulo, SP, Brasil)
Pablo Monteiro & Debs Poeta (São Luís, MA, Brasil)
Padê Coletivo: 4RIANY e Noah Rojo (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Pasha Gorbachev e T.F. Cia de Dança (São Paulo, SP, Brasil)
So Cabrera López (Cidade do México, México)
Stella Mariz (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Tadzio Veiga (São Paulo, SP, Brasil)
Tetta (Recife, PE, Brasil)
Thaina Iná (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Tis Aly e Marc Philipp Gabriel (Berlim, Alemanha)
trojany (Fortaleza, CE, Brasil)
Victoria Papagni & Tobibi Bienz (Zurique, Suíça)
Yan Soa (Natal, RN, Brasil)
Ziel Karapotó e Olinda Tupinambá (Recife, PE, Brasil)