Um museu não é feito apenas de objetos de arte expostos nos pavilhões. Grande parte do acervo fica guardado em uma sala conhecida como Reserva Técnica, espaço com controle rígido de segurança, climatização e higienização.
É um lugar com acesso restrito, com vestuário seguro para a realização do trabalho de conservação e documentação. Todo esse cuidado é para garantir o menor impacto possível ao material salvaguardado.
A Reserva Técnica da Pinacoteca do Ceará se constitui de 869,04 metros quadrados e tem como vocação ser referência nacional, porque foi planejada observando todas as normas internacionais, com equipamentos e materiais de última geração.
O espaço é climatizado com um moderno sistema de ar condicionado que mantém a temperatura e umidade em índices adequados para evitar a proliferação de fungos, que prejudicam o material das obras de arte.
Para o equipamento, foram adquiridos vários tipos de mobiliários para armazenar diferentes formatos, tamanhos e pesos de obras de artes, além de trainéis, mapotecas e estantes.
- Trainéis são uma espécie de suporte deslizante em formato de painéis vazados que são utilizados, principalmente, para telas e quadros de arte, propiciando fácil mobilidade para consultas à reserva sem toque direto na obra. São peças-chaves para nossa reserva técnica.
- Mapotecas são móveis com amplas gavetas próprias para acondicionar desenhos e outras obras em papel, sem moldura, de vários tamanhos e mantém estes materiais protegidos contra poeira, luz, fungos e umidade.
- Estantes deslizantes permitem uma variada configuração para guarda de obras de arte, esculturas de pequeno ou grande volume, com capacidade de suportar ambientes climatizados, específicos para tipos de armazenamento.
Texto: Adriana Santiago