Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Seminário na Pinacoteca do Ceará discute obra de Chico da Silva e da Escola do Pirambu

A partir de uma perspectiva decolonial e contemporânea, a programação gratuita inclui três mesas de debate, visita guiada com os curadores da exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” e exibição de documentário

Ao longo de três dias, a Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante – realiza o Seminário Chico da Silva e a Escola do Pirambu. A atividade integra a programação educativa da exposição de mesmo nome, em cartaz até 29 de outubro, uma parceria entre as Pinacotecas do Ceará e de São Paulo. A atividade acontece na sexta-feira (29), no sábado (30) e no domingo (1º), com visita mediada, debates e exibição de um documentário. A programação é gratuita e conta com acessibilidade em Libras.

A partir de uma perspectiva decolonial e contemporânea, o Seminário Chico da Silva e a Escola do Pirambu visa ampliar a discussão sobre o percurso e a obra do artista acreano radicado no Ceará, Chico da Silva, e dos integrantes do ateliê coletivo conhecido como Escola do Pirambu, criado nos anos 1960. Entre os temas que atravessam as três mesas de debate do evento estão as trajetórias artísticas, os processos criativos, a arte coletiva e os aprendizados que decorrem dessas práticas.

PROGRAMAÇÃO

Na imagem, o artista Chico da Silva. Crédito: Acervo Arquivístico do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – Coleção Chico da Silva

Na sexta-feira, 29 de setembro, a partir das 16h30min, a programação do seminário será aberta com uma visita guiada pela exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, com os curadores Flávia Muluc e Thierry Freitas, além do diretor da Pinacoteca do Ceará, Rian Fontenele. Na visita, será apresentado o conceito da exposição, a ideia da montagem e as reverberações educativas da mostra. Na sequência, às 18h, o pátio da Pinacoteca receberá a mesa de abertura do seminário, que discutirá o tema “Modos de Fazer: Invenções, performances e autorias na obra de Chico da Silva e Escola do Pirambu”, com o pintor da Escola do Pirambu, Garcia, o artista e restaurador Gilberto Britto e a professora e pesquisadora Gerciane Oliveira. O debate será mediado por Thierry Freitas.

O segundo dia do seminário, em 30 de setembro, sábado, inicia às 15h, com a mesa “Chico da Silva e a Escola do Pirambu: Trajetórias, Encontros e Desencontros”, que terá a participação do artista, historiador e crítico de arte Roberto Galvão, a documentarista e professora Adriana Botelho e a curadora Flávia Muluc. A mediação será de Carlos Macedo, assessor de acervo da Pinacoteca do Ceará.

A partir das 17h, a mesa de encerramento “O que podemos aprender com Chico da Silva e a Escola do Pirambu?” contará com o escultor, gravador, desenhista, ilustrador e pintor Hélio Rôla, a gerente artística da Pinacoteca do Ceará, Carolina Vieira, e José Maria Tabosa, do CPDOC – Centro Popular de Documentação do Pirambu. Flávia Muluc fará a mediação.

Documentário

Já no domingo, dia 1º de outubro, a programação segue com a exibição do documentário “Chico da Silva e o Ateliê do Pirambu”, da Pinacoteca de São Paulo. O média-metragem de 37 minutos, com acessibilidade em Libras, acompanha o percurso sala a sala da exposição retrospectiva de Chico da Silva, que esteve em cartaz no primeiro semestre de 2023, na Pinacoteca de São Paulo (atualmente, ampliada na Pinacoteca do Ceará).

A narrativa intercala imagens da mostra com depoimentos de pesquisadores da obra de Chico e de pessoas que foram próximas de seu convívio. Serão duas sessões, uma às 11h e outra às 15h, no auditório. O acesso é gratuito.

>>> Confira a programação completa:

Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Sexta-feira, 29 de setembro

16h30 – Visita mediada à exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Com Flávia Muluc, Thierry Freitas e Rian Fontenele
Pavilhão expositivo 1 da Pinacoteca do Ceará

18h – Mesa 1 – Modos de Fazer: Invenções, performances e autorias na obra de Chico da Silva e Escola do Pirambu
Com Garcia, Gilberto Britto e Gerciane Oliveira
Mediação de Thierry  Freitas
Pátio da Pinacoteca do Ceará

Sábado, 30 de setembro

15h – Mesa 2: Chico da Silva e a Escola do Pirambu: Trajetórias, Encontros e Desencontros
Com Roberto Galvão, Adriana Botelho e Flávia Muluc
Mediação de Carlos Macedo
Auditório da Pinacoteca

17h – Mesa 3: O que podemos aprender com Chico da Silva e a Escola do Pirambu?
Com Hélio Rôla, Carolina Vieira e José Maria Tabosa
Mediação de Flávia Muluc
Auditório da Pinacoteca do Ceará

Domingo, 1º de outubro

Exibição do documentário “Chico da Silva e o ateliê de Pirambu” (Pinacoteca de São Paulo)
Sessão 1 – 11h | Sessão 2 – 15h
Auditório da Pinacoteca do Ceará

SOBRE A EXPOSIÇÃO “CHICO DA SILVA E A ESCOLA DO PIRAMBU”

Foto: Marília Camelo / Pinacoteca do Ceará

Com 148 obras, a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” é a maior já realizada sobre o pintor e seu legado. Em cartaz na Pinacoteca do Ceará de 15 de julho a 29 de outubro de 2023, tem curadoria de Thierry Freitas e de Flávia Muluc. Concebida originalmente pela Pinacoteca de São Paulo, com o título “Chico da Silva e o ateliê do Pirambu”, a mostra ficou em cartaz na capital paulista de 4 de março a 28 de maio deste ano e recebeu 88.881 visitantes.

Confira AQUI mais informações sobre a exposição.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Seminário Chico da Silva e a Escola do Pirambu
Quando: Sexta-feira e sábado, 29 e 30 de setembro, e domingo, 1º de outubro
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Acessível em Libras
Com transmissão pelo YouTube da Pinacoteca do Ceará
Gratuito

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo