Além da novidade da prática de yoga voltada para crianças neste domingo, o público infantil também pode participar do Ateliê Criança Cria
A Pinacoteca do Ceará destaca, nesta semana, a realização do Seminário “Ambiências de memórias”, que discutirá acervo e arquivo em práticas negras em duas mesas temáticas no sábado (9). A programação semanal ainda conta com yoga para adultos e crianças, visitas mediadas temáticas e o tradicional Ateliê Criança Cria. Todas as atividades são gratuitas no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Quarta-feira (6) é dia do Yoga ao pôr do sol na Pinacoteca do Ceará. A partir das 17h30, Ceci Shiki convida o público para a prática meditativa da Sahaja Yoga no Pátio do museu. Basta vestir roupas confortáveis e vir participar da atividade, que é gratuita e oferece 30 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada. Caso os visitantes desejem trazer seu próprio tapete, haverá locais para acomodá-los com conforto.
Também na quarta (6), às 14h, haverá a Visita mediada (itinerante) Arrocha o Nó. O museu levará 20 pessoas previamente selecionadas por meio de inscrição para uma visita ao Museu da Boneca de Pano. A atividade conta com acessibilidade em Libras.
Seminário e percurso entrelaçado no Festival Afrocearensidades
Como pensar o corpo com e nas obras de arte? Será possível mover e ser movido por e com imagens? Na quinta-feira (7), a arte educadora da Pinacoteca do Ceará Janaína Bento convida o público a participar do Percurso Entrelaçado Corporeidades e Movimento em Antonio Bandeira, às 16h. A ideia é visitar obras que apresentam não apenas corpos, mas imagens que também suscitam questões sobre o corpo, suas apresentações, representações e modos de dizibilidade que possam produzir afetações, mover corpo e reflexões naqueles que experienciam o percurso.
O grande destaque da programação desta semana é o Seminário “Ambiências de memórias: acervo e arquivo em práticas negras”, que acontece no sábado (9) e conta com recursos de acessibilidade em Libras e audiodescrição. Diante da constante disputa acerca das noções de memória e patrimônio cultural, a atividade traz uma discussão sobre o tema a partir da contribuição e agência negra no campo das instituições de memória, assim como na
produção artística contemporânea. Serão duas mesas temáticas, às 15h e às 17h, com 100 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada. A classificação indicativa é 12 anos.
Na primeira delas, Erick Santos, Leonardo Almeida e Raquel Caminha abordam o tema “Acervos afrodiaspóricos em museus cearenses”, com mediação de Jorge Silvestre. Os convidados estabelecerão vínculos temporais entre as coleções de instituições museais do Estado e as vibrações provindas do presente e do passado, abordando os desafios de documentação, conservação e possibilidades de gestão e contextualização para esses acervos e suas possíveis divulgações.
Tanto o seminário quanto o Percurso Entrelaçado Corporeidades e Movimento em Antonio Bandeira integram a programação do 2º Festival Afrocearensidades, realizado pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Mirante e o Instituto Dragão do Mar. Com o tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”, o Festival traz ampla programação distribuída entre equipamentos culturais do Estado.
Um dia para as crianças fazerem arte e praticarem yoga
Uma novidade da programação é a prática de yoga para crianças a partir de 4 anos no museu. No domingo (10), Gleici Barbosa estreia a Yoga para Crianças a partir das 10h no Ateliê 1. A atividade oferece 20 vagas por ordem de chegada e conta com acessibilidade em Libras.
Mais tarde, às 15h, os pequenos poderão participar do Ateliê Criança Cria: Antonio Bandeira para crianças: autorretratos. Crianças a partir de 5 anos são convidadas a visitarem a exposição Amar Se Aprende Amando para descobrir o que é um autorretrato e suas possibilidades, em especial pensando nas distorções que a garrafa produz no autorretrato de Antonio Bandeira. Em seguida, irão para o Ateliê 1 utilizar objetos reflexivos como garrafas, colheres e copos para produzir seus próprios autorretratos, brincando com as distorções e caretas. A atividade oferece 15 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada.
Na sexta (8) e no sábado (9), os visitantes também poderão participar das visitas mediadas livres, às 15h, com educadores da Pinacoteca do Ceará.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
SOBRE O FESTIVAL AFROCEARENSIDADES
O Governo do Ceará lança o 2º Festival AfroCearensidades em celebração ao mês da Consciência Negra, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Mirante e o Instituto Dragão do Mar. Com o tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”, o Festival traz ampla programação distribuída entre equipamentos culturais do Estado.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 6 a 10 de novembro
> Quarta-feira, 6.11
14h às 17h
Visita mediada (itinerante) Arrocha o Nó
Com Gi Monteiro e Juliana Ferreira
Onde: Museu da Boneca de Pano
Classificação indicativa: Livre
20 vagas, mediante inscrição prévia já encerrada
> Quarta-feira, 6.11
17h30 às 18h30
Yoga ao Pôr do Sol
Com Ceci Shiki
Onde:Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
30 vagas, por ordem de chegada
Acessível em Libras
> Quinta-feira, 7.11
16h às 17h
Percurso Entrelaçado Corporeidades e Movimento em Antonio Bandeira
Com Janaína Bento
Onde: Exposição Amar se Aprende Amando
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 8.11
15h às 16h
Visitas Mediadas
Com mediadores da Educativa
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 9.11
15h às 16h30
Seminário “Ambiências de memórias: acervo e arquivo em práticas negras”
Mesa 1 – Acervos afrodiaspóricos em museus cearenses
Com Erick Santos, Leonardo Almeida, Raquel Caminha
Mediação: Jorge Silvestre
Onde: Auditório
Classificação indicativa: 12 anos
Acessível em Libras e Audiodescrição
17h às 18h30
Mesa 2 – Arquivo na arte contemporânea
Com Jaime Lauriano, Davi Pontes e Antônio Wilame Júnior, o jovem èsù
Mediação: Gi Monteiro
Onde: Auditório
Classificação indicativa: 12 anos
Acessível em Libras e Audiodescrição
> Sábado, 9.11
15h às 16h
Visitas Mediadas
Com mediadores da Educativa
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Domingo, 10.11
10h às 11h
Yoga para Crianças
Com Gleici Barbosa
Onde: Ateliê 1
Classificação indicativa: Livre
Para crianças a partir de 4 anos
Acessível em Libras
20 vagas, por ordem de chegada
> Domingo, 10.11
15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Antonio Bandeira para crianças: autorretratos
Com Beatriz Gurgel
Onde: Ateliê 1
Classificação indicativa: Livre
Para crianças a partir de 5 anos
Acessível em Libras
15 vagas, por ordem de chegada
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.