Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Último mês da exposição “Se arar” é destaque na programação da Pinacoteca do Ceará

Foto: Marília Camelo.

De 14 a 17 de março, o museu oferece ainda atividades para o público infantil e visitas mediadas

A programação semanal da Pinacoteca do Ceará destaca o último mês de visitação da exposição “Se Arar”, que será encerrada no dia 31 de março. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza ainda oficinas, visitas mediadas temáticas e livres, além de atividades infantis.

Com 177 obras de 171 artistas de diversas gerações da arte cearense, a exposição “Se Arar” integra a Mostra Bonito pra Chover, que segue em exibição com as outras duas exposições que a compõem. Em homenagem ao centenário de nascimento de dois importantes pintores cearenses, continuam em cartaz “No lápis da vida não tem borracha”, individual de Aldemir Martins, e “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira.

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento do museu, de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h, com entrada até 30 minutos antes do fechamento do museu.

VISITAS MEDIADAS E OFICINAS

Foto: Marília Camelo.

Na quinta-feira (14), o museu realiza a visita mediada temática “Percursos Entrelaçados: (An)Danças (Con)fluentes”, das 16h às 17h, na exposição “Se Arar”. A atividade tem o objetivo de estimular a interpretação das obras presentes no museu, suscitando questões sobre vida e morte, luz e trevas, bom e ruim. A mediação será de Liza Maria e Janaína Bento, conta com interpretação em Libras e classificação indicativa de 12 anos.

O público também é convidado a descobrir as quatro exposições em exibição durante um novo horário dedicado a visitas guiadas sem um tema específico. A atividade acontece na sexta-feira (15) e no sábado (16), das 15h às 16h e é conduzida pela equipe de educadores da Pinacoteca. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A classificação indicativa é livre e conta com interpretação em Libras.

No sábado (16), o museu segue com a terceira edição do projeto “Oficinas de Ateliê: Caderno de Artista”, das 14h às 16h. Em março, a atividade será dedicada à produção de cadernos de artista e serão disponibilizados materiais para que os participantes produzam suas criações. São 10 vagas disponíveis e podem participar pessoas a partir de 15 anos. A mediação será de Gi Monteiro e Lígia Bessa, com interpretação em Libras.

Com o objetivo de explorar o universo festivo presente na exposição “Se arar”, o “Percursos Entrelaçados: Saberes em festa” convida os visitantes à reflexão sobre a arte a partir das cores vibrantes presentes nas obras de diferentes gerações de artistas do Ceará. A visita temática será realizada no sábado (16), das 16h às 17h, tem classificação indicativa de 16 anos, é acessível em Libras e será mediada por Renata Damasceno.

MUSEU DAS CRIANÇAS

Foto: Jorge Silvestre.

O domingo (17) é reservado para a programação infantil. O Ateliê Criança Cria dá início aos trabalhos com a edição “Modelando Rios”, que ocorre das 10h às 11h e das 15h às 16h. Junto com a equipe de arte-educação, as crianças são convidadas a modelar montanhas, vulcões, pontes e rios inspirados nas obras do artista cearense Leonilson. A atividade é recomendada a partir dos 3 anos de idade. Haverá interpretação em Libras.

A programação conta, ainda, com o “Teatro de lambe-lambe Calango Chuvoso – Formas animadas no Museu”, do artista João Andirá. A atividade será das 14h às 17h no domingo (17) e tem classificação indicativa livre. A performance de animação é feita com teatro de bonecos em miniatura e apresenta um jogo de pequenas cenas dentro da caixa dos antigos fotógrafos lambe-lambe. Ao longo da apresentação, o ator/performer transita nos espaços comuns do museu e convida o público a vivenciar a experiência teatral.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 14 de fevereiro a 17 de março

> Quinta-feira, 14.3
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: (An)Danças (Con)fluentes
Mediação: Liza Maria e Janaína Bento
Onde: Exposição “Se arar”
Classificação Indicativa: 12 anos
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 15.3
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 16.3
14h às 16h
Oficinas de Ateliê: Caderno de artista
Mediação: Gi Monteiro e Lígia Bessa
Onde: Pinacoteca do Ceará e Ateliê 3
10 vagas | Inscrição por ordem de chegada
Para pessoas a partir de 15 anos

> Sábado, 16.3
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Saberes em festa
Mediação: Renata Damasceno
Onde: Exposição “Se arar”
Classificação indicativa: 16 anos
Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Sábado, 16.3
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Domingo, 17.3
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Modelando Rios
Mediação: Amanda Oliveira e Liza Maria
Onde: Exposição “Leonilson e Das amizades” e Ateliê 1
Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras

> Domingo, 17.3
14h às 17h
Teatro de lambe-lambe Calango Chuvoso – Formas animadas no Museu, com João Andirá
Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo