Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Visita mediada com Garcia e atividades para crianças são destaque na Pinacoteca do Ceará

FORTALEZA, CE, 30.07.23 - ATELIE - Criança cria - linhas e gestos. Chico da Silva. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Além da mediação do artista integrante da Escola do Pirambu, conversa sobre cultura periférica e oficinas artísticas também movimentam a programação da semana

De 10 a 13 de agosto, a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” recebe atividades que estimulam adultos e crianças na Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante. Além de visitas mediadas e ateliês criativos, a programação contará com ações para toda a família.

Na quinta (10), de 16h às 18h, a edição do “Percursos Entrelaçados: Animais Imaginários” convida os visitantes a despertar a imaginação a partir do contato com os trabalhos de Chico da Silva e dos artistas do Pirambu, além de uma oficina de confecção de máscaras. A proposta é explorar a criatividade e a fabulação dos participantes por meio das intervenções propostas durante o percurso.

Retrato do pintor Garcia. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Já no sábado (12), a Pinacoteca do Ceará oferece duas oportunidades para o público mergulhar na exposição. Das 15h às 16h, o “Percursos Entrelaçados – Chico da Silva: Narrativa” propõe pensar a trajetória do artista desde suas expressões nos muros até a performance Homens Trabalhando. Em seguida, a partir das 16h, o convite especial é para a Visita Mediada com Garcia. Artista integrante da Escola do Pirambu, ele começou a pintar com Chico da Silva aos 12 anos e tem seu trabalho inspirado pelo mestre até hoje. Ele recebe o público para compartilhar memórias, apresentar suas produções e dividir seus processos de criação. A atividade terá 25 vagas preenchidas por ordem de chegada.

BONITINHO PRA CHOVER E UMA HISTÓRIA NO MUSEU

No domingo (13), das 11h às 12h , a Pinacoteca volta com uma das programações mais queridas pelo público infantil, contemplando a mostra “Bonito Pra Chover” e a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” na primeira edição do “Bonitinho pra Chover na Floresta do Chico”. Através de um pequeno mapa, as crianças de 4 a 6 anos poderão imaginar mundos possíveis por meio da fabulação de algumas obras, semeando um percurso inventado dentro das exposições. A atividade terá acessibilidade em Libras.

Pela tarde, das 15h às 16h, a estreia de “Uma História no Museu: Seres de Chico” traz uma atividade lúdica que faz uso da contação de histórias como artifício de partilha de narrativas, onde o enredo é composto pelo imaginário das crianças e pelas informações sobre as obras e os artistas que fazem parte da exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”. A classificação também é de 4 a 6 anos.

A mostra “Bonito pra chover” também segue aberta à visitação. O público pode conferir a coletiva de artistas cearenses “Se Arar” e as individuais “Amar se aprende amando”, que celebra Antonio Bandeira, e “No lápis da vida não tem borracha”, em homenagem a Aldemir Martins.

OLHARTE: fotografia, rima e poesia

Foto: Ozeias Araújo

Na quinta, de 17h às 18h, a Pinacoteca recebe a Conversa de Ateliê “OLHARTE – fotografia, rima e poesia”. Motivados pela reconstrução de narrativas sobre a periferia, quatro artistas que compõem a exposição “Olharte” compartilham suas vivências e os processos de criação. O projeto tem a proposta de promover espaços de valorização e acolhimento das artes periféricas. Trata-se de um convite para “Olhar a Arte” e redirecionar as percepções sobre artistas e espaços culturais.

Participam os fotógrafos Ozéias Araújo, Payaso.Orig, Tamara Lopes e Beatriz Souza, que integram a exposição fotográfica de mesmo nome, que logo após terá a abertura oficial na Kuya – Centro de Design do Ceará, no Complexo Cultural Estação das Artes.

A primeira edição do Olharte aconteceu em julho, na Associação de Moradores do Conjunto Barramar, no bairro da Barra do Ceará. Com exposição fotográfica e sarau, a iniciativa busca reafirmar os talentos da periferia e fomentar a credibilidade para essa cena artístico-cultural tão insurgente.

SOBRE GARCIA

José Garcia dos Santos Gomes, conhecido como Garcia, começou a participar da Escola do Pirambu aos 12 anos, enquanto observava a produção do vizinho, Chico da Silva. Desde então começou a desenvolver o próprio trabalho, inspirado pelo mestre com quem compartilha o mesmo microcosmo artístico repleto de dragões, peixes, galos e pássaros em tons vibrantes.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 10 a 13 de agosto

> Quinta-feira, 10.08
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Animais Imaginários
16h às 17h
Onde: Exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” e Ateliê
Acessível em Libras
Classificação Indicativa: Livre

Aula aberta: OLHARTE – fotografia, rima e poesia
Com Ozéias Araújo, Payaso.Orig, Tamara Lopes e Beatriz Souza
17h às 18h
Onde: Auditório
Classificação Indicativa: Livre

> Sábado, 12.08
Percursos Entrelaçados “Chico da Silva: Narrativa”
15h às 16h
Onde: Exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Acessível em Libras
Classificação Indicativa: Livre

Visita Mediada com Garcia
Onde: Exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
16h às 17h
Classificação Indicativa: Livre

> Domingo, 13.08
Bonitinho pra Chover na Floresta do Chico
11h às 12h
Onde: Mostra “Bonito Pra Chover” e exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Acessível em Libras
Classificação Indicativa: crianças de 4 a 6 anos

Uma História no Museu: Seres de Chico
15h às 16h
Onde: Exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Classificação Indicativa: crianças de 4 a 6 anos

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:
“Chico da Silva e a Escola do Pirambu” – até 29 de outubro

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

Texto de Dhara Amorim, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo