Procurar

HORÁRIOS: de quarta a sexta, de 10h às 18h; sábado, de 12h às 20h; domingo, de 10h às 17h.

Visita temática explora recursos acessíveis presentes nas exposições da Pinacoteca do Ceará

Vista da exposição "Que país é este?", parceria da Pinacoteca do Ceará e Instituto Moreira Salles (IMS) FOTO: MARÍLIA CAMELO

O domingo é dedicado à programação infantil. A criançada irá experimentar a pintura. Ao longo da semana, o público também pode participar da prática de yoga no museu, além de visitas mediadas às exposições em cartaz

 

A Pinacoteca do Ceará destaca a Visita Temática + Ateliê “Retratos Transversais”, que une arte e acessibilidade, e atividades infantis com pintura na programação desta última semana de março. Prática de yoga e visitas mediadas às três exposições em cartaz completam a programação no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. 

 

A programação começa na quarta-feira (26), às 17h30, com a prática meditativa Sahaja Yoga, conduzida por Gracy Furtado em mais uma edição do “Yoga ao pôr do sol”. Nesta semana, a atividade será realizada no hall da Pinacoteca do Ceará, com 20 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada.

 

Na  quinta-feira (27), das 16h às 17h30, o convite é para a Visita Temática + Ateliê: “Retratos transversais”. A atividade propõe uma visita às exposições “Delírio tropical” e “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”, com imersão nos recursos acessíveis disponíveis. Em seguida, os participantes são convidados a seguir para o ateliê, onde criarão retratos a partir das observações sensoriais e audiodescrição, explorando a relação entre arte e acessibilidade. São 20 vagas, com inscrições realizadas a partir de uma hora de antecedência, na recepção do museu.

 

Na sexta-feira (28) e no sábado (29), a Pinacoteca do Ceará realiza visitas mediadas às exposições em cartaz. A atividade, conduzida por arte-educadores do museu, é livre para todas as idades e acessível em libras. Para participar, basta chegar 15 minutos antes do início da atividade, que ocorre das 15h às 16h. Cada grupo dispõe de um limite de 20 vagas.

 

Ainda no sábado (29), às 10h, o museu realiza o primeiro encontro do programa Conversas de Acervo, que estreia com formações na área de conservação e restauro. A atividade é restrita a pessoas que fizeram inscrição prévia. Mediada por Tatiana Russo, coordenadora de Conservação e Restauro da Pinacoteca do Ceará, a atividade tem como objetivo promover a troca de experiências e discutir temas técnicos relevantes para a profissão. 

 

Até dezembro, haverá um encontro a cada mês para discutir temas específicos. As inscrições são realizadas mensalmente e divulgadas pelas redes sociais do museu. O primeiro encontro traz uma conversa sobre o panorama geral da profissão no Ceará. O segundo encontro será no dia 26 de abril, sobre a história da conservação e restauro. Acompanhe as redes sociais da Pinacoteca do Ceará para se inscrever.

 

No domingo (30) o “Ateliê Criança Cria: Gotinhas que Pintam” convida crianças a partir de 4 anos e seus responsáveis para uma experiência lúdica com aquarela, explorando a técnica de pintura com gotas de tinta. São duas turmas, às 10h e às 15h.

 

Além das atividades da programação, o público pode visitar livremente três exposições em cartaz no museu, além da Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com obras de Chico da Silva. 

 

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

 

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

SERVIÇO 

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará 26 a 30 de março 

 

26/03/2025 | quarta-feira | 17h30 às 18h30

Yoga ao Pôr do Sol

Com Gracy Furtado

Local: Hall da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: Livre

20 vagas por ordem de chegada

 

27/03/2025 | quinta-feira | 16h às 17h30

Visita Temática + Ateliê: Retratos Transversais

Local: Exposições Delírio Tropical, Que País É Este?, Ateliê 01

Classificação Indicativa: Livre

20 vagas. As inscrições têm início uma hora antes da atividade.

 

28 e 29/03/2025 | Sexta-feira e sábado| 15h às 16h

Visitas mediadas

Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará 

Local: Exposições em cartaz

Classificação Indicativa: Livre

Acessível em Libras

20 vagas por ordem de chegada

 

29/03/2025 | Sábado | 10h às 12h

Conversas de acervo | Encontros de Conservação e Restauro

Com Tatiana Russo

Local: Laboratório de Conservação e Restauro

INSCRIÇÕES ENCERRADAS 

 

30/03/2025 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h 

Gotinhas que pintam 

Com Gi Monteiro 

Local: Ateliê 1

Classificação Indicativa: Livre

Acessível em Libras

15 vagas por ordem de chegada

 

> Todas as atividades são gratuitas. 

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes. 

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis. 

 

Em cartaz: 

“Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025

“Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985” – até 13 de abril de 2025

“Amar se Aprende Amando” 

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará 

 

Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo