Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Visitas mediadas, oficina de Stencil e atividades infantis integram a programação da Pinacoteca do Ceará

O público ainda pode conferir a exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, nova mostra em cartaz de quinta a sábado de 12h às 20h e, aos domingos, de 9h às 17h

Na última semana de junho, a Pinacoteca do Ceará realiza visitas mediadas nas exposições em cartaz e um ateliê de Stencil, além da tradicional programação infantil aos domingos. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, está com três exposições em cartaz, incluindo a recém-aberta “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”.

Na quinta-feira (27), a Pinacoteca recebe em seu auditório o lançamento do Guia Inclua da Cultura, organizado pelo programa Cientista Chefe da Cultura (CCCult), com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), Instituto Mirante, Instituto Dragão do Mar e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A programação contará com uma troca de experiências entre as instituições envolvidas, com início às 14h30. Com a proposta de desenvolver políticas mais inclusivas e pró-equidade nas iniciativas e equipamentos culturais, o Guia Inclua será apresentado a partir das 18h pela diretora da Plataforma Inclua do IPEA, Joana Luiza de Oliveira Alencar, e pelos professores Leandro Bulhões (UFC) e Arilson dos Santos Gomes (Unilab), integrantes do CCCult.

Também na quinta (27), o “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Entre territórios: Imagens Espectrais” vai até à exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” para uma visita mediada que dialoga com as obras e o trajeto da artista pela fotografia a partir de sua chegada ao Brasil. A atividade será realizada das 16h às 18h e conta com interpretação em Libras.

Na sexta-feira (28) e no sábado (29), o público é convidado para as visitas mediadas livres, que acontecem das 15h às 16h, com mediação da equipe educativa. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras da “Mostra Bonito pra Chover” e da exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”. A classificação indicativa é livre e há interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

Ateliê de Stencil e atividades infantis

No sábado (29), o museu realiza o “Ateliê de Arte Urbana: Stencil”, em que serão apresentados referências visuais e materiais possíveis para planejar e executar a criação de imagens com uma ou mais camadas. A atividade será realizada das 14h às 16h no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará. O Ateliê é recomendado para pessoas a partir de 14 anos e são oferecidas 10 vagas por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia.

No domingo (30), a Pinacoteca do Ceará destaca o “Ateliê Criança cria: Bicho folha”, que busca dialogar com os pequenos sobre as plantas e árvores que fazem parte do cotidiano da cidade, além de experimentar a criação de seres a partir da utilização de folhas e elementos da natureza. A atividade acontece em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h, no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará, recomendado para crianças a partir de 3 anos.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover  o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes. 

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 27 a 30 de junho

> Quinta-feira, 27.6
14h30 às 19h30
“Políticas Afirmativas na Gestão Cultural” – Troca de experiências e lançamento do Guia Inclua da Cultura
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Quinta-feira, 27.6
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Entre territórios: Imagens Espectrais
Mediação: Wallison Azevedo
Onde: Exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 28.6
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 29.6
14h às 16h
Ateliê de Arte Urbana: Stencil
Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Para pessoas a partir de 14 anos
Inscrição por ordem de chegada | 10 vagas
Acessível em Libras

> Sábado, 29.6
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Domingo, 30.6
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Bicho folha
Mediação: Wallison Azevedo
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Em cartaz:

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024

Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo